História de Carmo do Cajuru

História de Carmo do Cajuru

Carmo do Cajuru é uma cidade do Centro-oeste de Minas Gerais, situada a, aproximadamente, 120 quilômetro de Belo Horizonte e 15 quilômetros de Divinópolis. Possui cerca de 22 mil habitantes, segundo o IBGE. A origem do nome da cidade, vem da junção da palavra “Carmo” que é uma referência a Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, e a palavra “Cajuru” que significa “Boca da Mata” na língua Tupi.

Cajuru, como comumente é chamada a cidade pelos seus habitantes, destaca-se por ser um dos pólos moveleiros do Brasil e um dos mais importantes de Minas Gerais. Por isso é conhecida também como a cidade dos móveis, abrigando 166 empresas do ramo, o que representa 32% do PIB da cidade, segundo o site eMobile.

Carmo do Cajuru também é conhecida por suas festas culturais, as de mais destaque são as religiosas. Por exemplo, Semana Santa, Jubileu do Senhor Bom Jesus de Angicos, Festa de Nossa Senhora do Carmo, Festa de Nossa Senhora do Líbano, Reinado e várias outras. Mas também tem as festas populares, como Rodeio, Gincana da Independência, atualmente teve o Rock na Praça e estão surgindo cada vez mais.

Outro assunto que não pode ficar de fora são os pontos turísticos e belezas naturais de Carmo do Cajuru, os mais conhecidos são, a Barragem, o Morro da Cruz e a Pedra do Calhau, mas Cajuru possui além disso, várias cachoeiras e quedas d’água maravilhosas, trilhas para caminhada, ciclismo e motociclismo, praças como a Praça do Cruzeiro, Praça da Estação, Praça da Matriz etc..

Para mostrar tudo isso e muito mais, foi criado o Portal Cajuru. Acesse e saiba mais. Basta clicar aqui.

Facebook Comments